segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

...nunca se desviará dele.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho NUNCA SE DESVIARÁ dele."


Este verso de Proverbios era considerado mais uma das promessas "infalíveis" de deus em "sua" bíblia. Desde criança fui educado NO caminho em que deveria andar. Para meus pais, essa promessa biblica era a garantia de que seus filhos jamais deixariam de trilhar os caminhos do evangelho. E depois de mais de 3 décadas de sofrimento, tentando ser algo que não sou, deixei a igreja Batista (no Brasil ) e a Assembly of God) na Australia.

É engraçado como depois de confrontados com a "quebra" desta promessa, todos meus queridos evangélicos tentaram usar o recurso de sempre: adaptar interpretações a fim de atender às suas conveniências. E duas explicações apareceram:

1 - Eu tenho livre arbítrio para decidir sobre minha vida e portanto existiria a probabilidade de eu me desviar. O problema é que esse fato não justifica a quebra da "promessa" de que eu NUNCA iria me desviar.

2 - A outra é a de que ainda há tempo para que eu volte ao evangelho, o que tambem não atenua a situação: mesmo que eu ainda volte para a igreja evangélica, eu já terei quebrado a promessa, já que eu me desviei, contrariando a garantia de que isto NUNCA aconteceria.Não há nenhuma parte da bíblia que, como uma cláusula contratual, diz que essa promessa continua válida se eu me desviar mas voltar aos caminhos da sã (?) doutrina.

OBS: Não está nos meus planos de curto, médio e longo prazos voltar a ser evangélico ou cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário