segunda-feira, 7 de março de 2011

Deus e o Progresso

Interior da Estação Espacial Internacional


Extrato de Genesis 11: 
Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.


Este sim, um texto de ficção de péssimo gosto. A começar pelo fato de que Deus teve que DESCER dos céus para ver a cidade e a torre. Eu aprendi a vida inteira que Deus conseguia ver tudo e todos dos céus. Mas parece que ele tem que literalmente "baixar" à terra.

Deus ficou puto porque o pessoal estava progredindo em ciência e tecnologia: É como se tivesse dito "A gente deixa eles terem uma língua só, e olha o que esse bando de desgraçados fazem. Desse jeito, eles vao progredir demais! E isso é mal!

Então de repente cada um começou a falar idiomas diferentes. Será que ele separou em grupos, tribos, bairros? Será que separou famílias? Esse teria sido um detalhe interessante, contudo a preocupação pelo "politicamente correto" não era tão grande naquela época. Deus sempre tratou a humanidade como seus bichinhos de estimação que ele alimenta, brinca, conversa, mata e manda para o inferno como bem lhe agrada.

O fato é que os caras pararam de construir a cidade. Portanto é isso aí, gente: "deus" viu uma cidade com progresso e tecnologia e resolveu que isso não era bom.

Para finalizar, fica para a gente pensar: se Deus se sentiu irritado porque uns humanos queriam construir uma torre e "chegar até os céus", parece que não deu muito resultado. Hoje, com centenas de línguas, o ser humano conseguiu da mesma maneira de ajuntar e explorar o universo com vistas à colonização.

Me lembro agora que quando eu tinha meus 12, 13 anos, vendo todo aquele papo de exploração espacial. Eu pensava que Deus poderia a qualquer momento derrubar as naves lá de cima e ficava preocupado de pensar que isso poderia mesmo acontecer.

Curiosamente o Deus da torre de Babel nao se manifestou diante da exploração espacial.

Vá entender...

2 comentários:

  1. Rodrigo,
    esperava que depois de tantos anos em uma igreja você se destacaria como um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas. Mas isso é pura ilusão, pois, você somente segue a grande massa que aprende pelas beiradas e isso quando aprende alguma coisa. Novamente suas ponderações carecem de bom embasamento bíblico, filosófico e histórico. Pondero alguns pontos de sua postagem:
    1 - Ao dizer que o texto é pura ficção chega no limíte da idiotice. Basta uma rápida olhada na arquelologia para saber que a Torre de Babel realmente existiu, como a mesma arquelogia comprova centenas de nomes, lugares, e eventos bíblicos. Assim sendo você poderia usar outro argumento, este está capenga.
    2 - Afirmar que o texto é ficção embasaddo no termo DESCER, simplesmente demonstra que você nada aprendeu de Bíblia e fala daquilo que não sabe. Quantos lemos na Bíblia que o braço de Deus não está encolhido, seus ouvidos não estão tapados, que Deus se arrependeu etc. Sabe Rodrigo estas expressões são nominadas de Antropomorfismos ou Antropatismos. Isso quer dizer que o autor do livro bíblico, o homem, não tendo palavras para expressar o que lhe era revelado ou o que ele vivia na intensidade plena de sua experiência, utilizava sentimentos humanos para Deus e aplicava morfologia humana para Deus. Somente assim ele se faria entender para seus leitores. Então braço, arrependimento se aplicam a Deus como tentativas de demonstrar aquilo que o autor dos livros bíblicos percebiam ou viviam, somente isso. Descer aplicado a Deus é figura de linguagem. Deus nunca precisaria descer, pois, Ele é onipresente e nunca desceria para saber, porque, Ele é onisciente. Deus é ao mesmo tempo transcendente e imanente.
    3 - Dizer que Deus se irritou com a construção da Torre é algo pueril. Deus nunca se irritaria com o conhecimento e o saber, pois, foi Ele mesmo que dotou o homem com 100.000.000.000 de neurônios com suas sinapses. Deus nunca dá alguma coisa para depois se arrepender ou se irritar. Se assim acontecesse Ele seria qualquer coisa menos Deus. Ele é completo em si mesmo.
    O que Deus viu que não era bom não era construção em si, mas o objetivo dela.
    Mais uma vez acredito que você precisar arrumar novos argumentos para se desfazer do cristianismo.
    Tenho orado por você.
    Um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  2. O objetivo de deus era impedir que o povo ficasse todo junto. Queria espalhar o povo na terra.
    1 - Se ele sabia tudo isso de antemao, mesmo assim ele deixou a populacao comecar a construir a cidade. Parece sem sentido isso.
    2 - Deus poderia muito bem ter usado um profeta ou mesmo se materializado de alguma forma e dado a ordem ao povo para seguirem caminhos diferentes.

    A propria estoria em si, a mim soa como obra de ficcao. Eh uma questao de fe`: vc acredita; eu nao.

    Pastor Luiz, eu agradeco sua preocupacao. Mas nao acredito que eu tenha nascido para ser evangelico. Por quase quatro decadas tentei ser algo que nao sou. E como paga por isso, vou ser enviado para o inferno. Uma divina sacanagem, mas se assim for, fazer o que? Eu sinceramente espero que tudo isso seja uma grande mentira e que eu nao tenha mesmo que queimar no inferno para o resto da vida.

    Tentei ver, sentir, ouvir o sobrenatural. Isso nunca aconteceu. Tentei ver milagres (MILAGRES MESMO) e nunca vi. Nao nasci para ter fe`. Nasci para ver EVIDENCIAS, PROVAS.

    Por isso acredito firmemente que sua oracao para eu voltar a ser cristao nao vai ter efeito.

    Gde ABS
    E.

    ResponderExcluir