quarta-feira, 2 de março de 2011

Robin Hood é mais cristão.


Durante quase 40 anos dentro da igreja evangélica, nunca vi alguém vender seus bens, dá-los aos pobres e depois seguir a Jesus. Acontece que todo cristão que se preza, deveria fazê-lo. As igrejas deveriam estar repletas de pessoas que venderam todos seus bens e os distribuíram aos pobres a fim de cumprir a ordem de Jesus em Mateus 19:21: “Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!

Mas claro que há justificativas para não se fazer isso. E elas vem em lotes de 100 unidades, porque nenhum cristão quer deixar de ter suas propriedades e bens em geral. Seu carro, suas jóias, sua conta bancária. 
"-E dar aos pobres? Deus me livre! Sou contra até o Bolsa Família, e agora Jesus quer que eu dê meus bens que eu consegui com tanto esforço para essa gente pobre? Esse Jesus está completamente sem noção!" 

Todo mundo tem uma explicação para nao cumprir esta ordem de Jesus. Pra falar a verdade, se pudessem, retirariam este texto da bíblia.Você pode até argumentar comigo que não quer ser perfeito, pois ninguém é perfeito, bla bla bla. A perfeição é um fim que os cristãos devem alcançar. A Bíblia diz em Mateus 5:48 “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” e então entra novamente: “Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” (Mt 19,21).

Faço um convite a você: se queres ser um cristão verdadeiro, não limite o que deve ou nao cumprir da bíblia. Seja autêntico e obedeça-a por inteiro. Sugiro a você cristão que, HOJE, venda tudo o que tem, dê aos pobres, e só entao siga a Jesus. Enquanto você não o fizer, até Robin Hood estará sendo mais cristão.

2 comentários:

  1. Augustus, entendo e concorco em parte com sua provocação ao incitar os cristãos a venderem tudo e doarem aos pobres. Realmente, Robin Wood é um exemplo de atitude cristã, assim como os que contrabandeiam Bíblias na China. Mas, e se nós vendermos todos os nossos bens e repassá-los aos pobres, não viremos nós a ser pobres? Ou seja, a questão da pobreza não foi solucionada, só mudou de dono.

    Penso que os cristãos devem ver que Jesus tb provocou o jovem rico. Como sempre foi rico, jamais se imaginaria sem aquilo que "lhe garantia" como pessoa: o dinheiro. Tanto que esse é o entendimento da Igreja Primitiva que os primeiros cristãos não ficavam totalmente pobres, mas tinham os bens em comum, de modo que, no grupo, não houvesse necessitados. É isso que entendo que as igrejas ditas evangélicas deveriam fazer, buscar prover a todos os membros e não angariar fundos para a construção de templos mais suntuosos e o conforto de seus líderes.

    É muito triste qdo passamos em frente a uma igreja e há um pedinte na porta, que no máximo recebe uma ou duas moedinhas de alguém com a consciência intranquila. Qdo eu era espírita, e olha que o centro que eu frequentava era super simples, duas vezes por semana o grupo ia distribuir sopa para os moradores de rua da região do Glicério, em São Paulo. E lembro de uma pedinte que foi lá num dia, a convidaram (mesmo imunda) para a reunião, ela participou, foi abraçada por todos (mesmo imunda), continuou indo, recebeu roupas, passou a dormir no centro e até conseguiu um trabalho. Isso obra de espíritas. Pena que nós, que nos dizemos cristãos, nos satisfazemos em louvar a Deus no domingo à noite e dar os dízimos e ofertas, sendo essa nossa única obrigação para com Deus. O próximo que se lixe.

    Augustus, a cada artigo penso mais que vc é mais cristão do que imagina! :-)))

    ResponderExcluir
  2. "Augustus, a cada artigo penso mais que vc é mais cristão do que imagina! :-))) "

    Estrangeira, eu nasci em lar cristao. Me dediquei e busquei a deus por quase 40 anos. E` dificil dissociar isso de um dia para o outro. O cristianismo foi minha vida. Por isso seu comentario.

    Assim que chegar no Brasil vou buscar um tratamento para colocar tudo isso num passado distante em minha vida. Enquanto estou nesse momento de transicao, escrevo o blog para extravasar o que sinto, ja que decidimos que nao conversaremos isso em casa com minha esposa.

    ResponderExcluir