sábado, 12 de março de 2011

Resposta da Oração

Deputado pastor Brunelli e outros irmãos em oração agradecendo a 'deus' o dinheiro da propina.

Agora, um pouco de minhas conclusões sobre como funciona o “Pedir a Deus” na Igreja Evangélica, que tem garantias conforme os versos abaixo:

"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve."
"E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos"
"....antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração."
"E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."

OK, chega de garantias. Já entendi que a coisa é mesmo infalível.

Já participei de inúmeras reuniões de oração, campanhas de oração tanto para mim quanto para favorecer um parente ou amigo, e tirei algumas conclusões sobre o processo da resposta da oração.
Ao orar pedindo por exemplo a cura de um parente ou amigo, você poderá esperar duas respostas. Uma delas será a que você pediu. A outra, nem sempre:

Resposta 1 - A pessoa foi curada!
Explicação: Deu certo. Deus ouviu a oração, pois afinal, ele e' um Deus fiel, que não mente em suas promessas (versos acima). Todos se rejubilam e dão Glorias a Deus, o Deus que atendeu a súplica.
 
Resposta 2 - A pessoa não foi curada e/ou veio a falecer.
Explicação (Diversas explicações que já ouvi e respectivos comentários):
1 – Havia uma pessoa ou grupo de pessoas que orou mas que estava em pecado, e Deus então não ouviu a oração.
2 – A morte da pessoa pode ser facilmente explicada pela “Soberania de Deus”. Sim, ele e' soberano e faz o que, quando e onde quer, que e há um proposito naquela morte. (Neste caso, oramos uma petição por nossa conta e risco, pois não sabemos o que Deus fara'.)
Ora, se alguém não tem convicção de qual sera' a vontade de Deus, como pode esta pessoa ter a ousadia de orar e encher de esperança o coração das pessoas envolvidas (familiares, amigos, etc)? Existe uma chance de 50% de acerto (Sim x Não). A chance do suplicante ser atendido por Deus e' portanto bem alta, mas não da' a ele o direito de brincar com o sentimento dos familiares como se estivesse em um cassino torcendo por probabilidades.
Supondo que a pessoa ore pedindo uma cura, mas na mesma oração já admite que pode ser que Deus lhe atenda ou não (depende da vontade dele), então para que orar? Ilustrando: alguém vai para uma entrevista de emprego com toda a garra para consegui-lo, mas no final da entrevista diz para o RH que vai ficar feliz tanto se ele conseguir o emprego quanto se for dispensado. Vc daria o emprego para essa pessoa, já que ela disse que vai ficar feliz se não for indicada para a vaga? Que entusiasmo hein!
Já passei por situações em minha vida evangélica em que vi alegrias e frustrações Já vi uma pessoa ser “curada”, sair do hospital e morrer 30 dias depois da mesma doença (veja o post da cura de leucemia) Existe alguma coisa errada em tudo isso.
O mais errado ainda é que os pastores em sua sabedoria infinita mantém o fiel orando, dizendo que o milagre vai acontecer “no tempo de deus”. Enquanto isso, o fiel continua lhe entregando o dinheiro do dízimo mais ofertas. Aqueles cujo pedido aconteceu (lembre-se de que a chance é 50%), são chamados a testificar diante da igreja ou das câmeras de TV de que deus existe e responde as orações. Assim, mais pessoas são arregimentadas para trazer mais dinheiro para o pastor.
A bíblia mostra que Jesus fazia os milagres instantaneamente, sem enrolação. E sem prender o fiel com as doações de ouro e prata até que o milagre se completasse.
Acorda, Brasil!

5 comentários:

  1. Augustus, eu meio que respondi a esse post num outro comentário, sobre os missionários. Milagres instantâneos, como os que Jesus fazia, serão feitos por Seus verdadeiros seguidores. No mais, algumas pessoas poderão sim ser curadas mediante sua fé em algo (pois as curas não são exclusividade dos crentes, ocorrendo no catolicismo, no espiritismo, e em qq ismo), pois Deus faz chover e faz sol sobre justos e injustos (não faz acepção de pessoas).

    Realmente é criminoso pastores e líderes prenderem suas ovelhas na rede de dízimos e ofertas, na rede de fidelidade cega à denominação, em troca do milagre. Isso tem nome: estelionato gospel. Mas todo aquele que é enganado o é pq quer. Por ex., uma cliente minha que caiu no golpe do bilhete premiado. Ela só caiu no golpe pq se sentiu tentada a ganhar uma bolada da pessoa com cara de idiota, que dizia ter o bilhete premiado. Enfim, se ela não fosse ambiciosa, e não quisesse só pra si, não teria perdido seu dinheiro.

    Da mesma forma com os fiéis. Só caem na lábia dos estelionatários da fé pq querem tirar sua vantagem de Deus. Ora, pensando bem é muito bacana dar R$1.000,00 e ganhar cem vezes mais lá na frente! Melhor que CDB, aplicação em ouro e coisa e tal!!! Assim, cada um recebe aquilo que busca, são cegos guiando outros cegos.

    E aqui vai um puxão de orelhas para vc: Em que vc é diferente desses crentes, qdo só se dispõe a aceitar a Deus se Ele vier e Lhe fazer aquilo que vc pede? ;-P Lembre-se das ovelhas ávidas por bênçãos: elas pulam de igreja em igreja buscando o ungido mais ungidão, e qdo não a encontram deixam de ser crentes para virarem aquilo que lhes der o que desejam.

    Augustus, o fato de lhe terem ensinado errado (valeu, instituição igreja evangélica) não significa que o oposto não exista. Terem ensinado um deus mercenário não quer dizer que não exista um Deus de amor, que amou o mundo de tal maneira (e aqui Ele não diz os judeus, os cristãos, mas o mundo) que enviou Seu Filho em nosso favor.

    De graça recebei, de graça dai. O desafio do cristianismo é buscar a Deus não pelo que Ele pode oferecer, sejam milagres ou bênçãos financeiras. É buscá-Lo pelo que Ele é, e essa busca passa por seguirmos aos ensinos de Jesus, conhecendo e praticando assim o verdadeiro amor. Deus é Amor (não apenas rótulo de igreja).

    ResponderExcluir
  2. Nao se trata de aceitar a deus so porque ele faz algo que eu quero. Meu post teve o objetivo de mostrar que os evangelicos oram por uma causa. E essa causa tanto pode acontecer, como nao. Se acontece, DEUS EH FIEL ALELUIA. Se nao acontece, inventam uma serie de justificativas.
    Ao final das contas, nao ha necessidade de se orar, ja que ninguem conhece a vontade de deus.

    E deus eh tanto amor que criou um inferno que eh um LAGO DE FOGO, que eh onde ele ja determinou de antemao na biblia que a MAIORIA DOS HUMANOS vai para la. VAO TORRAR ETERNAMENTE NO FOGO. Que cara amoroso! So porque alguem nao aceita ou nao tem a mesma opiniao de deus, vai para o inferno. E o ceu eh para os puxa-sacos de deus que o paparicam e dizem SIM para tudo que ele quer.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão do lago de fogo é controversa dentro do universo cristão. Os metodistas, por exemplo, entendem que ele não existe, ou que pelo menos os humanos não serão jogados lá. Se não me engano, os universalistas tb pensam assim. O fato é que o mesmo apóstolo Paulo, que escreveu tanto sobre a Graça, tb escreveu favorável à escravidão e às mulheres ficarem caladas na igreja (nessa eu já tou pecando faz tempo). Enqto ensina a Graça, diz que os glutões e os sodomitas vão queimar nos quintos. Sinceramente, o inferno é esse mundo, disso tenho certeza.

    Acho que orar é necessário, mas orar uma vez, duas, e só. Não vamos vencer Deus pela insistência, já que Ele já conhece de antemão o que precisamos. Longas vigílias de oração, das quais já participei, onde ficam 2 horas orando por um propósito, é cometer as tais "vãs repetições" que a Bíblia proíbe.

    O que eu entendo é que Deus não é meu empregado, meu mordomo, então Ele não tem que fazer tudo o que quero, senão eu é que seria deus, não Ele. O maior divertimento do meu filho é mexer na fiação do computador, enfiar o dedo nas tomadas. Mas eu dou uma bronca que às vezes o faz até chorar (tem 9 meses), e na hora ele desiste. Cionco minutos depois tá lá de novo, "orando" para brincar nos fios, e sai chorando de novo.

    Ah, mas doença é coisa séria, não é brincadeira de bebê! Concordo. Porém, se todos fossem curados, se todos fossem abençoados financeiramente, isso aqui seria o Paraíso, não o inferno que é. Um lugar tão terrível que presenciou e presencia até hoje a morte de muitos inocentes, de pessoas que só queriam levar a paz aos demais.

    Mas pq Deus não interfere logo e acaba com tanto sofrimento?

    Augustus, sinceramente não sei. Como já disse, eu não sou Deus. Assim como meu filho de 9 meses não deve nem imaginar pq leva broncas tão contundentes qdo chega perto de algo tão legal como fios e tomadas.

    Esse é o mistério da fé. O que não devemos fazer é contaminar nossa fé em Deus por conta das doutrinas humanas, dos estelionatários gospel.

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  4. Ah, só completando... apesar de fazer meu filho chorar muitas vezes (nas broncas, e qdo o torturo com agulhas - vacinação), eu o amo. Parece estranho, mas o faço sofrer por uma boa causa, embora ele não compreenda isso.

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Entao quando as pessoas aqui na Africa (onde estou morando temporariamente) nascem, sao estupradas dos 5 aos 15 anos e morrem com uma bala de AK47 na cabeca, e ainda por cima vao para o inferno, isso e` epenas um sofrimento para uma boa causa?????
    Por favor! Nao da` pra encarar.
    A menina de Brazzaville nasceu so para ter uma vida miseravel de sofrimento, nunca teve UM SORRISO SEQUER de saborear uma bola de sorvete ou andar de bicicleta, e vc diz que esse eh o sofrimento que o deus de amor infinito lhe da.
    Por essas e outras que eu PEDI PRA SAIR.
    Nao da pra engolir isso, Vera.

    ResponderExcluir